Informações sobre A ACADEMIA GNO-NEY

As aulas de Judô são ministradas pelo sensei Agnovaldo de Quadros Reis ( Gnó), 4º. Dan de Judô, assim como as aulas de Ginastica Funcional e Jiu-Jitsu.. A academia ainda oferece aulas de Capoeira ministradas pelo professor Murilo.
Estamos Localizados à Rua Geronimo Sodré, nº. 60, tel ( 73) 3527-5496.

Graduações de Faixa no Judô



 
 
Os judocas são classificados em:

duas graduações
kyu e dan







Dependendo das graduações, os judocas aprendem novos golpes.
Há 5 conjuntos de golpes básicos (Go Kio): cada um desses grupos é chamado Kio.
Da faixa branca à laranja, os Senseis ensinam aos judocas os kios 1 e 2(Dai Ikkio e Dai Nikio).
Do kio 3 (Dai Sankio) para cima é necessário estar na faixa verde e ainda depende da idade. Os golpes do 3º kio são para judocas com mais de 16 anos, e se usados em campeonatos, o judoca leva um shido.

As promoções tanto para as graduações de kyu(Classificação) como para as de dan(Grau) baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições.
No caso de promoção de kyu(classificação), faixa branca a marrom é outorgada pela associação, no caso de promoção as graduações de dan, até 3º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga de Judô Estadual, as outras graduações superiores pela Comissão Nacional de Graus. O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô.

Os graus de eficiência no Judô dividem-se em aluno (Kyu) e mestre (Dan).
O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa Colorada Judan (10º Dan) que até ao ano de 1965 fora concedida apenas a sete homens. O Judô prevê ainda um décimo primeiro dan (Juichidan), que também usaria uma faixa vermelha, e ainda um décimo segundo dan (Junidan) que usaria uma raríssima faixa branca, duas vezes mais larga que a faixa comum, simbolizando o auge da pureza, cores essas tanto vermelha como branca que simbolizam a flor de cerejeira, símbolo do Judô. Esta última apenas foi concedida ao mestre inventor do judo, e a quem todos os judocas estão gratos, o mestre Jigoro Kano.




Graduações Kyu



Há oito graus de kyu, os quais se distinguem pelas cores das faixas:

MukyuFaixa Branca
Cores dos cinturões na Europa:


Branca


Amarela


Laranja




Verde




Azul




Marron




Preta






Sistema em uso no Brasil:


Branca




Cinza




Azul




Amarela




Laranja




Verde




Roxa







Marron




Preta




KYU
As graduações de dan, ao contrário das de kyu, avançam de 1º dan (shodan) para 10º dan (judan ou jodan), o mais alto grau. Esses graus se diferenciam pelas seguintes cores das faixas:
DAN
DANShodanFaixa Preta
DANNidanFaixa Preta
DANSandanFaixa Preta
DANYondanFaixa Preta
DANGodanFaixa Preta
DANRokudanFaixa Vermelha e Branca
DANShitchidanFaixa Vermelha e Branca
DANRatchidanFaixa Vermelha e Branca
DANKyodanFaixa Vermelha
10º DANJudan ou JodanFaixa Vermelha